domingo, 10 de agosto de 2008

Histórico

O TU formou uma geração de atores e diretores nas artes cênicas em Minas Gerais, desde o início de sua trajetória, em 1952. Em sua história, destacam-se encenações de clássicos de Shakespeare e Molière, além de autores modernos, como Jean Cocteau e Nelson Rodrigues.

A escola promove, periodicamente, intercâmbios com atores, professores e diretores da Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália, entre outros países, assim como profissionais de destaque do Brasil.

O Teatro Universitário funciona, desde 1990, num casarão do bairro Santo Antônio, tombado pelo Patrimônio Histórico nesse mesmo ano em âmbito municipal. Suas instalações contam com um teatro de bolso (espaço para apresentação de peças, com capacidade para cerca de 80 pessoas); um acervo de figurinos, objetos cenográficos e equipamentos técnicos; uma biblioteca especializada com três mil títulos de livros e coleção de 45 periódicos nacionais e internacionais; uma cantina cultural; assim como abriga a sede nacional de Centro de Estudos Shakespeareanos.

Além de ministrar curso profissionalizante na área, a escola tem também como finalidade desenvolver a pesquisa e a extensão em todas as áreas das artes cênicas. Nessa linha, realiza workshops, seminários, debates, saraus culturais, além de colaborar com outras unidades da UFMG em projetos de dimensão ampliada, como o Festival de Inverno da Universidade.

Nenhum comentário: